MERCADO IMOBILIÁRIO

IHRU: Plano de Ação para Reabilitação do Património prevê a reabilitação de 5.800 habitações até 2028

17 Novembro 2023   |   Fonte: IHRU

IHRU: Plano de Ação para Reabilitação do Património prevê a reabilitação de 5.800 habitações até 2028

O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, I.P. (IHRU) apresentou, a 17 de novembro, as novas fases e objetivos do Plano de Ação para Reabilitação do Património. De acordo com este documento estratégico serão reabilitadas 5.800 habitações até 2028.

De acordo com a informação publicada no Portal da Habitação, até 2023, o IHRU reabilitou 3.000 habitações. Durante este ano foram concluídas e estão em obra o correspondente a mais de 1.400 habitações e encontram-se, ainda, em projeto e em concurso para obra mais de 1.500 habitações.

Para 2024 está estabelecida uma ordem de priorização em três fases. Na primeira, será priorizado o processo de reabilitação de um conjunto de edifícios que corresponde a mais de 1.800 habitações de norte a sul do país. Na segunda e terceira fases, ainda em 2024, serão lançados os procedimentos para a intervenção em mais de 4.000 habitações, com prazos de execução até 2028.

O principal objetivo destas intervenções é "melhorar o bem-estar e o nível de conforto dos moradores dos bairros", beneficiando, em simultâneo, comunidade envolvente pela requalificação do território urbano.

As intervenções incidem na reabilitação da envolvente exterior e nas áreas comuns do edificado, tendo como principais objetivos: promover a eficiência energética e hídrica, melhorar o conforto acústico, reforçar o sistema estrutural, melhorar a acessibilidade das pessoas com mobilidade condicionada e renovar a imagem do edificado.


PARTILHA NAS REDES SOCIAIS

© 2024 Observatório Urbano de Braga . Todos os direitos reservados.