NOTÍCIAS

Câmara vai avançar com parques de estacionamento e promete travar pressão imobiliária no Bom Jesus

09 Julho 2025   |   Fonte: Diário do Minho

Câmara vai avançar com parques de estacionamento e promete travar pressão imobiliária no Bom Jesus

O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, garantiu que o Município espera avançar «nas próximas semanas» com o projeto de construção dos parques de estacionamento automóvel que vão servir o Bom Jesus. O autarca assegurou também que será reforçada a monitorização da aplicação da Lei dos Solos, para impedir qualquer construção na zona de proteção do conjunto monumental e natural classificado como Património da Humanidade.

«No que se refere aos parques de estacionamento, nós temos uma intervenção prevista. É uma das questões que estavam pendentes também do avanço deste projeto, para criar uma zona diferente, um ordenamento diferente na base do Bom Jesus, onde é o acesso ao elevador», disse Ricardo Rio, à margem da sessão oficial de abertura das comemorações dos seis anos de classificação do Bom Jesus como Património Mundial da UNESCO e dos dez anos de elevação da igreja do Bom Jesus a Basílica, esta segunda-feira, dia 7 de julho.

Conforme destacou o autarca bracarense, «o Município de Braga vai assumir também esse mesmo investimento» e a convicção de Ricardo Rio é que a formalização do protocolo com a Confraria do Bom Jesus seja feita «ao longo das próximas semanas», de forma a que, «logo que o projeto fique pronto, possa ser implementado, para se criar uma zona com outro conforto e com mais segurança» na envolvente do santuário cristológico.

Ciente de que a pressão urbanística é uma outra questão sensível para o conjunto classificado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, o presidente da Câmara de Braga garantiu que será acautelada. «A Lei dos Solos é sempre sujeita a uma análise casuística e, naturalmente, que vai ter que existir um filtro por parte da autarquia em relação a todas as pretensões que venham a ser consagradas nesta envolvente». Acrescentou o autarca que também a revisão do Plano Diretor Municipal integrou «várias interações, inclusivamente com a Confraria e com o Conselho Consultivo do Bom Jesus», tendo sido concretizada «uma revisão da proposta».

Créditos da imagem: © André Eusébio | Unsplash


PARTILHA NAS REDES SOCIAIS

© 2025 Observatório Urbano de Braga . Todos os direitos reservados.