O edifício mandado erguer pelo arcebispo D. Diogo de Sousa, há mais de 500 anos, integra agora a Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho (UAUM).
Promovidas pela Câmara Municipal de Braga as obras de reabilitação e requalificação do Convento de São Francisco de Real estão concluídas. Com projeto da arquiteta Maria Manuel Oliveira e obra da construtora AOF – Augusto de Oliveira Ferreira, a intervenção no Convento de São Francisco de Real representa um investimento de 2,5 milhões de euros, cofinanciadas pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (850 mil euros), através do Programa NORTE 2020.
Sobre o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana
A celebrar a sua 14.ª edição, o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana é um dos mais relevantes galardões do setor do imobiliário e da construção em Portugal. Criado para reconhecer a excelência e boas práticas na reabilitação urbana, o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana recebeu mais de 900 candidaturas, ao longo das suas treze edições. Foram distinguidos com este galardão mais de uma centena de projetos localizados em Lisboa, Porto, Cascais, Guimarães, Oeiras, Coimbra, Braga, Sintra, Matosinhos, Évora, Melgaço, Carvoeiro, Arouca, Marco de Canaveses, Tomar, Foz do Tua, São Pedro do Sul, Ponta Delgada, Alcobaça, Loulé, Faro, Funchal e Vila do Conde.
Em Braga foram distinguidos com o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana o GNRation (Melhor Intervenção com Impacto Social - 2014); a reabilitação do Palácio do Raio (Melhor Intervenção com Impacto Social - 2016); e a Casa na Praça Mouzinho de Albuquerque (Melhor Intervenção com Área Inferior a 1000m2 - 2021).
Organizado pela Vida Imobiliária, o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana reúne um vasto apoio do setor empresarial, institucional e da sociedade civil. Saiba mais sobre esta iniciativa em premio.vidaimobiliaria.com
Créditos da imagem: Câmara Municipal de Braga