Programa Municipal tem em curso o prazo de candidaturas para o combate à pobreza energética. Sistemas de aquecimento ou substituições de portas e janelas são passíveis de apoio.
O prazo para apresentação de candidaturas à terceira edição do Programa Municipal de Combate à Pobreza Energética está a decorrer, informou a Câmara de Braga através de nota aos órgãos de comunicação social. As famílias interessadas podem consultar toda a informação no site da BragaHabit (https:// www.bragahabit.com/) ou dirigir-se aos serviços da empresa para apoio no processo de candidatura. O Município de Braga, através da BragaHabit, concluiu a 2.ª edição do Programa Municipal de Combate à Pobreza Energética (PMCPE) com um investimento total de 457.448,39 euros, apoiando 184 famílias em situação de vulnerabilidade energética no concelho, informou ainda a autarquia.
A edição de 2024 do programa registou 232 manifestações de interesse validadas e levou à realização de 206 visitas técnicas por parte do Departamento de Manutenção, Obras e Projectos da BragaHabit.
As intervenções realizadas abrangeram diversas tipologias de melhoria da eficiência energética das habitações, adianta a mesma nota.
Foram substituídas 100 janelas por modelos com classe energética mínima ‘A’ e instalados 51 sistemas de aquecimento, arrefecimento e águas quentes sanitárias.
Foram atribuídos apoios para a instalação de 22 sistemas de produção de energia renovável, incluindo bombas de calor, sistemas solares térmicos, caldeiras e recuperadores a biomassa.
O programa apoiou ainda a substituição de duas portas de entrada, três intervenções de isolamento térmico em coberturas ou pavimentos, cinco instalações de painéis fotovoltaicos e a colocação de uma claraboia.