A antiga Fábrica Confiança, em Braga, está a transformar-se na residência universitária Confiança. Um investimento de 25 milhões de euros e que representa 786 camas, a "maior residência universitária pública do país". Uma obra a cargo do Grupo Casais e com recurso à industrialização, assegurando um "ritmo acelerado de construção".
O Grupo Casais, responsável pela obra, partilhou imagens da evolução da obra, apresentando-a como "a maior residência universitária pública do país". "Mais do que reabilitar um edifício e construir um novo, estamos a ligar a memória ao futuro, através de soluções inovadoras e sustentáveis", salienta a construtora, dando conta de que já iniciou "a montagem dos elementos CREE Buildings do novo edifício".
"Nos próximos dias, vai ser possível assistir ao ritmo acelerado de construção, graças à industrialização", salienta.
Na assinatura do contrato da empreitada, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, disse que se trata de um projeto "absolutamente crucial", desde logo porque vai duplicar a capacidade instalada de residências da Universidade do Minho. Além disso, destacou a dimensão da regeneração de toda a envolvente, "uma zona central da cidade". "Vai marcar o futuro da cidade", afirmou o autarca.
Ricardo Rio sublinhou que este é "claramente o maior" projeto de residências universitárias apoiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência, quer em termos de capacidade de alojamento, quer no envelope financeiro.
Destacou ainda o facto de o projeto reservar um espaço para um museu e uma loja da marca Confiança, para perpetuar a memória de uma fábrica que faz parte da história da cidade.

Créditos das imagens: © Grupo Casais (Facebook)