O Parque Urbano das Camélias, em Braga, é finalista dos Prémios Essência do Ambiente 2025. As votações decorrem online até 31 de abril.
Em comunicado, a Câmara Municipal de Braga salienta que este é "um reconhecimento que destaca a relevância ambiental, social e educativa deste projeto de reabilitação urbana".
Situado numa vertente do anfiteatro natural que abraça o centro da cidade, o Parque das Camélias ocupa 2,5 hectares e está inserido numa ampla zona verde de cerca de 60 hectares.
"Para além da regeneração paisagística e ambiental, este espaço inovador acolhe um laboratório vivo de adaptação às alterações climáticas, onde se testam soluções sustentáveis em meio urbano", explica a Câmara de Braga.
A escolha dos vencedores será feita exclusivamente através de votação pública até 31 de maio online, disponível AQUI.
Para a autarquia, "o Parque das Camélias é apenas um dos exemplos do trabalho que o Município de Braga tem desenvolvido em matéria de adaptação às alterações climáticas e cuja estratégia tem sido reconhecida internacionalmente".
De acordo com a mesma fonte, no Parque das Camélias é feita uma gestão sustentável da água, com a recuperação de um tanque e utilização de águas pluviais para a rega e para a limpeza urbana da área envolvente.
Foram plantadas cerca de árvores e arbustos, priorizando as espécies nativas, enquanto os passeios foram construídos com pavimentos permeáveis que facilitam a drenagem pluvial.
O espaço, que representou um investimento de cerca de 340 mil euros, foi cofinanciado pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).
Créditos imagem: © Câmara Municipal de Braga