NOTÍCIAS

Requalificação do Pavilhão Flávio Sá Leite vai custar 7,3 milhões

01 Outubro 2025   |   Fonte: O Minho

Requalificação do Pavilhão Flávio Sá Leite vai custar 7,3 milhões

A Câmara Municipal de Braga aprovou, na reunião de 26 de setembro, a abertura do concurso público da obra de requalificação e ampliação do pavilhão Flávio Sá Leite, onde joga o ABC, e que tem um custo estimado de 7,3 milhões de euros.

A proposta, do pelouro dos Equipamentos gerido por Olga Pereira, lembra que o pavilhão “apresenta inúmeras limitações funcionais e patologias estruturais, que o tornam num equipamento desportivo anacrónico, desprovido das condições mínimas necessárias para a prática desportiva saudável e que incumpre já imperativos legais e regulamentares associados ao seu uso”.

O documento acrescenta que, “com a intervenção proposta, pretende-se um disponibilizar à população em geral um recinto desportivo capaz e funcional, que cumpra todos os padrões atuais de qualidade e conforto para a prática desportiva, assim como todos os parâmetros de higiene e segurança”.

E anota ainda: “Nesta proposta de requalificação, propõe-se um edifício multifacetado, estruturado entre valências de uso público/privado, com diferentes acessos e possibilidades de uso, assumindo assim, expressivamente a sua matriz pública. Será adotado um desenho contemporâneo, que não se demarque da envolvente, mas antes, em perfeita simbiose com a mesma, e sobretudo, que se enquadre na dimensão histórica do Estádio 1.º de Maio, sem nunca haver intenção de tirar o protagonismo que lhe é devido”.

Complementaridade com o estádio 1.º de maio

Para os autores do projeto, “trata-se de uma intervenção de requalificação e ampliação, de um corpo pré-existente simples, mas de intrincadas volumetrias, adaptadas à dimensão do programa, às condicionantes do terreno, às várias acessibilidades, à complementaridade obrigatória com o Estádio 1.º de Maio (classificado, desde 2012, como Monumento de Interesse Público) e arruamento estruturante”.

Sublinha que, e no que ao PDM, diz respeito, o pavilhão Flávio Sá Leite, encontra-se em “Zona Especial de Proteção” – conforme consta no extrato da planta de ordenamento Património Classificado e Inventariado – Sistema Patrimonial. E é desta obrigatória complementaridade com o Estádio 1º de Maio, que nasce o “conceito” da intervenção, na procura da simbiose perfeita, entre o existente e o novo, fez-se a “transposição” do desenho de linhas curvas do estádio, para o interior e exterior do pavilhão Flávio Sá Leite, bem vincado, quer ao nível das plantas, como dos alçados.

Créditos da imagem: Câmara Municipal de Braga (visto em O Minho)


PARTILHA NAS REDES SOCIAIS

© 2025 Observatório Urbano de Braga . Todos os direitos reservados.