A reabilitação urbana é uma componente fundamental da estratégia territorial municipal e da habitação, estabelecendo objetivos de requalificação e revitalização das áreas urbanas degradadas, da qualificação do parque habitacional, da reabilitação de património construído e da qualificação do espaço público.
Neste contexto, o Município de Braga procedeu em 2023 à revisão das suas Áreas de Reabilitação Urbana (ARU), que resultou na criação de duas ARU’s – a ARU Espaço Central e a ARU Expansão da Cidade que ambiciona dar continuidade e alargar a intervenção municipal e privada de reabilitação urbana.
A área de reabilitação urbana Espaço Central (aviso n.º 9460/2023, DR, 2ª série, de 15 de Maio de 2023), localiza-se no centro da cidade e corresponde a uma ARU com Operação de Reabilitação Urbana (ORU) Sistemática, concretizada através do Programa Estratégico de Reabilitação Urbana (PERU)
A ARU Expansão da Cidade (aviso n.º 9461/2023, DR, 2ª série, de 15 de Maio de 2023), partiu dos limites das ARU’s Braga Norte, Braga Sul e Braga Nascente, bem como do limite revisto da antiga ARU do Centro Histórico, estendendo os seus limites de forma a criar as condições de consolidação da malha urbana, procurando garantir uma intervenção (de iniciativa privada) cuidada e em linha com a estratégia de reabilitação, revitalização e dinamização de Braga, considerando ainda os demais instrumentos e estratégias de gestão territorial. Trata-se de uma ARU com Operação de Reabilitação Urbana (ORU) Simples, concretizada através da Estratégia de Reabilitação Urbana (ERU).
Na imagem: Delimitação das Área de Reabilitação Urbana (ARU's) de Braga. Área de Reabilitação Urbana (ARU) Espaço Central e ARU Expansão da Cidade.