OPINIÃO

Braga: a melhor cidade para viver e investir

19 Fevereiro 2024

A cidade de Braga apresenta uma dinâmica socioeconómica e um conjunto de atributos e ativos que potenciam o crescimento económico e a competitividade empresarial e a tornam o melhor território do noroeste peninsular para se viver e investir.

- Conetividade estratégica: estrategicamente localizada, Braga destaca-se pela sua conetividade eficiente. A proximidade com importantes centros urbanos e a acessibilidade a redes de transporte eficazes facilitam o comércio e ampliam as oportunidades de negócios.

- Crescimento económico sustentável: Braga emergiu como um epicentro de oportunidades empresariais, demonstrando um crescimento económico sustentável. Seja através de parcerias inovadoras ou do estímulo ao empreendedorismo local, Braga projeta uma trajetória ascendente que promete benefícios duradouros.

- Hub tecnológico e de inovação: com um forte ecossistema científico e tecnológico, com diversas incubadoras e aceleradoras de startups, Braga apresenta-se como um hub tecnológico. O investimento contínuo em pesquisa e desenvolvimento cria um ambiente propício para empresas inovadoras prosperarem, atraindo investidores em busca de oportunidades de vanguarda.

- Qualidade de vida: Braga não é apenas um destino de negócios, é um refúgio para uma qualidade de vida exemplar. Com espaços de fruição natural, instalações desportivas de excelência e uma atmosfera amigável, uma oferta cultural permanente e vibrante, a cidade oferece um equilíbrio perfeito entre trabalho e lazer, crucial para atrair talentos e garantir a satisfação de quem aqui reside.

- Rede educacional de excelência: a presença de instituições académicas de renome e com vasto portefólio reforça a importância que Braga concede à educação. Esta base formativa robusta sustenta a competência e também fornece às empresas uma fonte constante de talentos qualificados.

Braga é um concelho em crescimento e, por isso, é uma cidade que está no radar do investimento nacional e internacional, expondo uma dinâmica muito interessante no mercado imobiliário.

A criação do Observatório Urbano de Braga oferece uma poderosa ferramenta de informação para empresários, gestores e investidores sobre a evolução dos principais indicadores de desempenho do mercado residencial e imobiliário do concelho.

O aumento da população e da atividade económica que se verifica em Braga obriga a um constante ajustamento entre a procura e a oferta de habitação, bem como de infraestruturas e equipamentos de apoio ao desenvolvimento da atividade empresarial, como parques industriais, entrepostos logísticos e comerciais e outros espaços para projetos de expansão produtiva e comercial.

Braga precisa de um PDM amigo do investimento e com processos de licenciamento mais céleres e transparentes, para mais facilmente podermos concretizar em Braga os projetos que as famílias, as empresas e as demais organizações há muito reclamam.

Neste contexto, exige-se uma nova geração de políticas e medidas de atração de investimento para Braga, dando preferência às áreas e atividades compatíveis com os atuais objetivos de desenvolvimento sustentável da nossa cidade.

Se Braga não fosse uma cidade apelativa, dinâmica e cosmopolita não tinha conseguido gerar os fluxos turísticos significativos que alcançou nos últimos anos.

Mas, também neste setor, Braga precisa de continuar a crescer de forma sustentada, devendo sempre existir a preocupação de promover um equilíbrio perfeito entre o acolhimento, segurança e bem-estar dos turistas e a qualidade de vida de quem reside e trabalha na cidade.

Apresento uma breve identificação das principais vantagens competitivas que importa garantir para que Braga continue a ser um território atrativo para se viver e trabalhar, a saber:

i) Preços justos na compra ou arrendamento de espaços empresariais e de habitação;

ii) Disponibilidade de mão-de-obra qualificada e custos laborais competitivos;

iii) Oferta de serviços públicos de excelência;

iv) Garantia de condições de segurança e de elevados padrões de qualidade de vida;

v) Melhoria das condições de mobilidade, por via do reforço e diversificação da oferta de transporte público no concelho e na região;

vi) Programas e medidas assertivas de promoção do empreendedorismo, da inovação, da qualificação dos recursos humanos, da transição energética e digital, da sustentabilidade ambiental e da atração de investimento;

vii) Programas e medidas de apoio à internacionalização das empresas e de promoção externa da marca e destino Braga.

Ao considerarmos Braga como o epicentro para viver e investir, estamos comprometidos não apenas com o sucesso financeiro, mas também com a construção de uma comunidade empresarial vibrante e sustentável.

Queremos que Braga continue na senda de numa cidade ainda mais equilibrada, mais dinâmica, mais justa, mais inclusiva e mais rica.

Que continuemos a trilhar este caminho de sucesso em conjunto!


PARTILHA NAS REDES SOCIAIS

© 2024 Observatório Urbano de Braga . Todos os direitos reservados.